Biblioteconomia

COORDENAÇÃO DE CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Secretaria Acadêmica - Fone: (53) 3293-5123 - E-mail: ichi.academica@furg.br

Reconhecimento:
Reconhecido pela Portaria 744 de 25/11/2016. Publicado no D.O. de 28/11/2016.
Perfil do Candidato:
- Criatividade e senso crítico e investigativo.
- Facilidade de comunicação oral e escrita.
- Disposição para dominar novas tecnologias.
- Gosto pela leitura e aquisição de novos conhecimentos.
- Capacidade de análise e síntese.
- Afeição pelo trabalho em equipe.
- Senso de organização.
Competências e Habilidade:
- Formular e implementar políticas de informação documentária.
- Planejar, organizar, dirigir e coordenar bibliotecas e outras unidades, sistemas e serviços de informação.
- Desenvolver produtos e serviços de informação em unidades de informação tradicionais e virtuais.
- Capacitar e orientar os usuários para o melhor uso dos recursos e serviços prestados pelas bibliotecas e outras unidades de informação.
- Demonstrar competência no uso da língua portuguesa, nas suas modalidades oral e escrita.
- Desenvolver e executar o processamento da informação em distintos suportes em unidades, sistemas e serviços de informação.
- Selecionar, registrar, armazenar, recuperar e difundir a informação gravada em qualquer meio, para os usuários de unidades, serviços e sistemas de informação.
- Realizar pesquisas e estudos sobre desenvolvimento e aplicação de metodologias de elaboração e utilização do conhecimento registrado.
- Fomentar uma atitude aberta e interativa com os diversos atores sociais (políticos, empresários, educadores, trabalhadores e profissionais de outras áreas, instituições e cidadãos em geral) envolvidos com a informação.
- Formular políticas de investigação em Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Estrutura Curricular:
A organização do currículo incorpora as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para a área de Biblioteconomia, incluindo disciplinas agrupadas sob as seguintes matérias:
Formação Geral e Instrumental: Filosofia e Ciência: visão histórica; Psicologia Social; Administração Aplicada à Biblioteconomia; Introdução à Lógica; História da Arte; Princípios de Ecologia; Estatística Descritiva; Brasil Contemporâneo: sociedade, cultura, economia e política; Ação Cultural: teoria e prática; Inglês, Espanhol, Fancês e LIBRAS.
Fundamentação Teórica em Biblioteconomia: Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Organização do Conhecimento; Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência da Informação; Comunicação Científica; História da Leitura; Evolução da Cultura e dos Registros do Conhecimento e Estudos de Usos e Usuários da Informação.
Organização e Tratamento da Informação: Representação Descritiva; Representação Temática; Sistemas de Classificação: teoria e prática; Linguagens documentárias: teoria e prática; Normalização da Produção Intelectual; Desenvolvimento de Portais para Unidades e Serviços de Informação.
Recursos e Serviços de Informação: Serviço de Referência Presencial e à Distância; Fontes e Serviços de Informação (ciência e tecnologia, saúde, meio ambiente e humanidades).
Gestão da Informação: Planejamento de Unidades e Serviços de Informação; Organização de Unidades e Serviços de Informação; Análise de Softwares Aplicáveis a Unidades e Serviços de Informação; Desenvolvimento de Coleções; Marketing Aplicado a Unidades e Serviços de Informação; Editoração; Gestão da Informação; Gestão de Arquivos; Gestão de Multimeios; Empreendedorismo e Ciência da Informação; Sistemas de Informação nas Organizações; Bibliotecas Escolares; Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Alternativas; Estágios, Prática Profissional e Trabalho de Conclusão de Curso.

Duração: Quatro anos
Turno: Manhã