A equipe do projeto de cultura “Biblioteca Comunitária: cultura, educação e arte” reiniciou suas atividades no contexto do Projeto Social Linha Viva, no município de Pelotas, sob coordenação da professora Renata Braz Gonçalves. Com foco em práticas culturais, o projeto visa fortalecer a comunidade de leitores por meio de ações de mediação e experiências de leitura coletiva, promovendo expressões da cultura popular como parte essencial da compreensão do mundo.
Baseado nos princípios da educação popular, o projeto adota uma abordagem metodológica que privilegia a escuta sensível e o diálogo autêntico, valorizando o saber popular como ferramenta de organização comunitária. A partir dessa perspectiva, busca oferecer experiências que não apenas incentivem o hábito da leitura, mas também ampliem a visibilidade do acervo da Biblioteca Comunitária Linha Viva.
Além de facilitar o acesso à leitura, a iniciativa se propõe a enriquecer o repertório cultural dos participantes, promovendo o envolvimento ativo da comunidade nas atividades culturais e educativas. Assim, a biblioteca se consolida como um espaço de integração, conhecimento e fortalecimento dos laços sociais, destacando-se como um núcleo de transformação cultural e comunitária.
Interessados em participar como voluntários do projeto, podem contatar a coordenadora do projeto social Linha Viva, Thaís Saggiomo, pelo Instagram do projeto @linhaviva276 ou a aluna Gabriela Guidotti, no endereço
@gaabguidotti do Curso de Biblioteconomia da FURG.