Título: Programa Memória Biblio: memória institucional do curso de Biblioteconomia da FURG
Responsável:
Márcia Carvalho Rodrigues

Resumo: O programa Memória Biblio, iniciado em 2014, visa realizar uma série de ações no sentido de resgatar a memória do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Os resultados destas ações vêm sendo sistematizados e divulgados através dos mais diversos recursos, tais como: livro, página na Internet, artigos e trabalhos apresentados em eventos. Esta iniciativa pretende promover o amplo conhecimento das atividades desenvolvidas pelo curso de Biblioteconomia da FURG, incentivando o fortalecimento de sua identidade coletiva, além de contribuir para a preservação da memória da Biblioteconomia brasileira.


Título: O conhecimento produzido pelos servidores da FURG e a gestão do Repositório Institucional
Responsável: Angélica C. Dias Miranda

Resumo: A Universidade Federal do Rio Grande expandiu-se nos últimos anos, com isso, houve um crescimento significativo da sua produção intelectual(considera-se produção intelectual ações oriundas da extensão universitária, do ensino, pesquisa ou cultura). Os objetivos da presente proposta são: divulgar todo conhecimento produzido pela FURG através do ensino, pesquisa, extensão e cultura através da manutenção do repositório institucional. Entre os específicos destaca: publicizar o repositório institucional da Universidade Federal do Rio Grande; possibilitar uma maior visibilidade das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica; Otimizar investimentos na área do ensino, pesquisa e extensão; dar continuidade ao trabalho desenvolvido; preservar a memória da FURG.


Título: BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI)
Responsável: Angélica C. Dias Miranda

Resumo: O projeto tem como meta gerir o periódico BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) através das rotinas do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas(SEER).


Título: Uma mulher gorda, branca, da vida e com uma medalhinha de santa
Responsável:
Claudio Renato Moraes da Silva

Resumo: No caminho da pesquisa, no estágio pós-doutoral, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGE, na Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, na linha de concentração Educação: Comunicação e Cultura nos dedicamos a pesquisar cultura e práticas culturais, a partir e sobre o viés que compõe a prostituição de mulheres e o affaire dessa prática. Perguntamo-nos: Será que o conhecimento apreendido durante a nossa vida está intrinsecamente relacionado às nossas práticas culturais? O que são afinal essas repetições culturais que manifestamos pela vida afora; são nossas heranças, nossas lembranças da casa da memória ou simplesmente costumes que são inseridos pela e na sociedade? Se o que conhecemos, seja por heranças, por repetições, por tradições são reconhecidas como prática cultural então não se pode conceber culturas marginais; ou podemos? Responder ou garimpar argumentos e fontes de informação para responder a estas questões é a trajetória da pesquisa. Os sujeitos pretendidos são as pessoas que cruzar ou atravessarem a linha da pesquisa, simplesmente pessoas. Tecer e tecer uma rede coletiva de falas, de memórias e de histórias vividas, ouvidas ou repetidas é a própria trajetória que alimentou a pesquisa. A mulher gorda, todas as mulheres, o homem amante, todos os homens, a mulher gentil esposa e todas as mulheres casadas, são a respiração que vivifica a cultura, a história, a pesquisa, e a composição pretensa, para escrever e publicar obra ?eu ti amu até o fim?. A cultura está inserida na dinâmica de nossas ações cotidianas e através dela, crescemos, fazemos opções, escolhas, nos orientamos, assumimos decisões. Independente da forma ou da manifestação; sejam local ou global, por pertencimento ou por adoção as culturas permeiam nossos dias, desde sempre.


Título: Projeto audiovisual de curta metragem em caráter experimental adaptado do livro
Responsável: Claudio Renato Moraes da Silva

Resumo: O projeto tem caráter experimental, na intenção de produzir um curta metragem adaptado do livro 'Antônia, bibliotecária: um amor em 15 dias' de autoria do Prof. Dr. Cláudio Renato Moraes da Silva, docente na Universidade Federal do Rio Grande/ FURG. A obra literária é alusiva aos 40 anos do curso de Biblioteconomia da FURG, lançada pela editora da mesma instituição acadêmica, em 2015 e sucesso na Feira do Livro da FURG, no mesmo ano.


Título: Educação no Cárcere: a biblioteca como promotora de projetos de redução dos efeitos
Responsável: Claudio Renato Moraes da Silva

Resumo:
Projeto Educação no Cárcere: a biblioteca como promotora de projetos de redução dos efeitos.


Título: EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: A biblioteca como promotora de projetos de redução dos efeitos da dessocialização para indivíduos apenados
Responsável: Claudio Renato Moraes da Silva

Resumo:
Este projeto visa ao desenvolvimento da biblioteca instituída na Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) pelo Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), através do Curso de Biblioteconomia e da Área de Sociologia, tornando-a um espaço de informação, de veiculação de hábitos, aprendizagens e estímulo à busca pela escolarização formal para indivíduos em cumprimento da pena.


Título: ARVORETECA: um jardim suspenso, digo, uma biblioteca na árvore de Jambolão.
Responsável: Claudio Renato Moraes da Silva

Resumo: Na manhã de segunda-feira, 16 de dezembro, o Curso de Biblioteconomia, na disciplina Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Alternativas, ministrada pelo professor Claudio Renato Moraes da Silva, ofereceu aos que passavam próximo ao estacionamento ao lado do antigo Ru, uma Biblioteca Alternativa? uma ARVORETECA. Pendurados em uma frondosa árvore de nome comum?Jambolão? (Syzygium cumini Lamarck), organizamos a árvore + teca (théke ? origem grega, que significa armário), com muitas vozes, com muitos autores e histórias. Mais de uma centena de livros em flor à espera dos jardineiros.


Título: RECICLANDO SABERES NA ILHA DOS MARINHEIROS: o nativo (re) descobrindo a própria terra
Responsável: Claudio Renato Moraes da Silva

Resumo: Projeto de intervenção ambiental e humana sob a abordagem das três ecologias de Guattari (1990); Atividade que aborda o meio ambiente natural e humano, utilizando-se a Ilha dos Marinheiros como cenário de observação, contemplação e estudo.


Título: Organização da coleção de manuscritos da Biblioteca do Porto do Rio Grande
Responsável:
Márcia Carvalho Rodrigues

Resumo:
O projeto prevê a organização de um conjunto de manuscritos datados de 1869 a 1919, pertencentes à Biblioteca do Porto do Rio Grande.


Título: Leitura e Biblioterapia para pacientes internados em uma unidade hospitalar: uma proposta de humanização
Responsável: Mariza Ines da Silva Pinheiro


Título: Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária como instrumento para letramento informacional e inclusão digital
Responsável:
Rodrigo A. de Carvalho

Resumo: Objetivo geral: Desenvolver práticas de ensino no LTI. Objetivos específicos: Criar, oferecer o espaço, promover (por convite ou contratação) cursos, mini-cursos e oficinas de uso de ferramentas tecnológicas e de alfabetização digital e informacional, permanentes ou temporários; e, Servir como referência para práticas de alfabetização informacional e digital no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Justificativas: A necessidade de fortalecer o LTI dentro dos objetivos da Universidade: Ensino, pesquisa e extensão; A promoção do LTI como instrumento autônomo de ensino e não apenas de apoio; A promoção da educação informacional e digital dos alunos dos cursos lotados no ICHI, na busca de desenvolver autonomia quanto ao uso de informação e de tecnologias de informação e comunicação; e, A necessidade de promover a importância do LTI, na busca de investimentos para melhoria da sua infra-estrutura. Público alvo: Prioritariamente estudantes dos cursos lotados no ICHI, demais estudantes da universidade e comunidade em geral.

 

Título: Biblioteca da Escola: Ativar!
Responsável:
Renata Braz Gonçalves

Resumo:
A proposta surge de uma demanda de escolas públicas da cidade do Rio Grande ao Curso de Biblioteconomia no que diz respeito ao apoio para realização de atividades nas suas bibliotecas escolares. Também alia-se à necessidade de os alunos poderem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, tem por objetivo a realização de atividades de consultoria para organização de bibliotecas escolares, oficinas de incentivo à utilização da mesma e dinâmicas de ativação da biblioteca. Os acadêmicos do curso de Biblioteconomia, bem como as comunidades escolares envolvidas terão a oportunidade de vivenciar a biblioteca como espaço de criação e compartilhamento de experiências e produção cultural. Dessa forma, nessas bibliotecas, propõe-se o acontecimento de vivências que auxiliam a formação de crianças leitoras, além de futuros profissionais bibliotecários mais experientes e praticantes de ações extensionistas.