Titulo: Letramento Informacional
Responsável:
Rodrigo A. de Carvalho

Resumo: O Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária (LTI), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realiza, em caráter permanente, cursos de curta duração, com o objetivo de incrementar a formação dos alunos de graduação no uso de ferramentas de comunicação e informação em formato digital. Portanto, este projeto de ensino representa uma estratégia de letramento informacional no âmbito acadêmico universitário. Acredita-se que a aptidão em utilizar ferramentas tecnológicas é fator determinante na melhoria do desempenho acadêmico e inserção profissional.

Link para o website: Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária

 

Título: Oficinas "Se liga na Biblio"
Responsável:
Angélica C. Dias Miranda

Resumo: O projeto tem por objetivo proporcionar oficinas dos mais diversos assuntos à comunidade acadêmica da FURG. São proporcionadas oficinas sobre periódicos, metodologia científica, elaboração de formulários no Google, repositórios, editoração de revistas. O conteúdo é desenvolvido pelos discentes vinculados ao Grupo de Pesquisa Citeg, encontros que duram entre 2 a 4 horas. Os resultados são medidos, se houve interesse e compreensão.

 

Título: Representação descritiva da informação: atividade de monitoria
Responsável:
Márcia Carvalho Rodrigues

Resumo: O presente projeto busca proporcionar tanto ao monitor quanto aos alunos matriculados nas disciplinas 10192 Fundamentos de representação descritiva e 10209 Representação descritiva II, do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FURG, uma vivência diferente do método de aula tradicional, no qual o docente responsável repassa informações e conhecimento à classe que o assiste. As atividades a serem desenvolvidas pelo monitor oportunizarão ao mesmo conhecer a atividade docente mais de perto, por meio do intercâmbio de experiências com o grande grupo e com a docente responsável pelas disciplinas. Igualmente, a atividade de monitoria proporcionará ao monitor um aprofundamento no estudo da representação descritiva da informação, aperfeiçoando conceitos já aprendidos. Espera-se que a atividade de monitoria desperte, também, no monitor o interesse pela pesquisa e a docência e, nos estudantes da disciplina, maior interesse pelo tema.

 

Título: Conhecimento acadêmico-científico em redes de colaboração II: produção de conhecimento , afinidades e habitus no campo da educação
Responsável:
Maria de Fatima Santos Maia

Resumo: Este projeto de pesquisa dá continuidade à investigação anterior, fase I com o mesmo título, que analisa o campo científico da Educação, grupos de pesquisa e redes de colaboração, tendo os pesquisadores de 1A como sujeitos estudados. Trabalhamos com a análise da produção dos pesquisadores identificados a partir dos dados acessíveis, inicialmente, na rede mundial de computadores pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, CV Lattes e, posteriormente, com base no conteúdo das entrevistas com pesquisadores selecionados. Identificamos características da produção de conhecimento, bem como sobre condições a partir das quais se efetiva a liderança das redes de pesquisa, com variado capital político na relação com seu incontestável capital científico. Vimos características da área de Educação mais especialmente quanto à sua dinâmica de produção, bem como sobre possibilidades de criação de novos indicadores de avaliação e de aspectos da distribuição regional desses líderes com suas redes de produção.