Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Foi bolsista da biblioteca do Centro Regional de Estudos Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos – CENPRE em 2009, Assistente de Editor da Vittalle – Revista de Ciências da Saúde, entre 2010 e 2011, periódico que está inserido no Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e utiliza o SEER/OJS . Além disso, atuou como bolsista voluntário no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e também como monitor nas disciplinas Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação I e II no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Currículo Lattes

 

 


andrea da silva barbozaÉ graduada em Biblioteconomia pela Universidade federal do Rio Grande. Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade Nova de Lisboa onde cursou disciplinas do Mestrado em Ciência da Informação e da Documentação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e atendimento ao usuário.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6580078376687685.

 

 

 


carla ines costa dos santosPossui graduação em Biblioteconômia pela Universidade Federal do Rio Grande (1990). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: normalização, bibliotecas universitárias, pesquisa científica e produção técnico científica e formação de acervos digitais. Possui especialização nas áreas de Educação: ensino superior e Desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de informação em C&T.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4744671262375431

TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

 


Bacharel em Biblioteconomia, pela FURG (1982), cursou sucessivamente Especialização em Filosofia, pela UNIJUI (1985), Mestrado em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (1999) e Especialização em “RS: Sociedade, Política e Cultura”, pela FURG (2001). Atualmente, é Professor Associado da FURG, ministrando disciplinas para os cursos de graduação em Biblioteconomia e Medicina e de especialização em “RS: Sociedade, Política e Cultura” e “Linguagem, Cultura e Educação: uma Interface Teórico-prática na Escola”. Exerceu atividades de administração acadêmica (colegiado de departamento, Coordenador de Curso, conselhos superiores e Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis). Desenvolve atividades de pesquisa e extensão focalizando os seguintes temas: história da leitura e história e organização dos registros do conhecimento. Sua produção intelectual, além de duas monografias, dissertação e tese, abrange a orientação de monografias, comunicações apresentadas em eventos científicos, artigos, livros e capítulos de livros, relacionados aos temas vinculados aos programas em que atua. Desde 01/01/2009, foi cedido à Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, onde exerce o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0333370206732964

OBS.: Profº Claudio Omar encontra-se em licença de suas atividades junto ao curso.

 

 


Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Áreas de interesse: Representação Temática (tesauros), Teoria da Classificação, Referência, Estudos de uso e usuários da informação, Recuperação da Informação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9048627915385140

TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

 

 

 


Professora Substituta do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande e mestranda do curso de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, aluna do curso de Pós graduação em nível de especialização Metodologia do Ensino na Educação Superior da UNINTER/PR.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1593568293104000

 

 

 

 


Mestre em Educação em Ciências – Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Especialista em MBA Gestão de Projetos – Anhanguera Rio Grande (2012), Bacharel em Biblioteconomia – Universidade Federal do Rio Grande (2010). Atualmente professora do Curso de Biblioteconomia – FURG. Atua na área de Editoração Eletrônica – Plataforma Open Journal System – OJS. Repositório Institucional, Comunicação Científica, Métricas da Informação, Produção e avaliação da Ciência. Ensino Superior.

Temas para Orientação de TCC

1 Bibliotecas
1.1 Planejamento de Bibliotecas/Unidades de Informação;Ergonomia – fatores ambientais: ruídos, iluminação, clima;informações visuais e trabalho ergonômico.
1.2 Marketing em Unidades e Serviços de Informação;

2 Gestão da Informação e do conhecimento
2.1 Repositório e Memória (temáticos e institucionais);

3 Produção do conhecimento científico: aspectos qualitativos e quantitativos

4 Comunicação científica/ Editoração Eletrônica

5 Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs

6 Práticas pedagógicas, ensino e inclusão social

7 Atividades de Incentivo a Leitura

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5217324310393656

 

 


Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com experiência em Bibliotecas Universitárias, Escolares, Especializadas e GED, assim como experiência docente como professor substituto do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI/FURG. Atua principalmente na àrea da Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Adminsitração de Unidades de Informação, recursos Técnológicos em Ciência da Informação, Atividades pedagógicas em Bibliotecas Escolares e Biblioterapia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8792452222896877

 

 


simone sola bobadilho

Professora Substituta ICHI/FURG (2013), Mestrado em andamento em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (1997).

Experiência na área de Ciência da Informação com ênfase em Biblioteconomia, Bibliotecas Universitárias, Especializada, Escolar, Gestão de Bibliotecas, Tratamento e Organização da Informação, Informatização de Acervos, Atendimento ao Usuário e Processamento Técnico, Educação à Distância e Repositório Digital.

Linha de pesquisa em Memória e Patrimônio, atuando principalmente em Patrimônio Industrial, Memória Operária, Patrimônio Material e Imaterial, Preservação do Patrimônio, Patrimônio documental, Preservação de acervo, Bibliotecas Universitárias, Especializadas e Escolares, Gestão de Acervos, Qualidade em serviços.