Seleção para monitor das disciplinas Prática Profissional na biblioteca do CAIC e Bibliotecas Escolares

01 vaga : EPEM

Requisitos: ter sido aprovado na disciplina de Bibliotecas escolares

Objetivos da ação do monitor.

1.1 Auxiliar os alunos com dificuldades na realização das atividades propostas pela disciplina.  Participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem, auxiliando o professor na elaboração de material didático.

Coordenar um grupo de discussão on-line de dúvidas e dicas sobre a disciplina

O monitor acompanhará todas as atividades previstas no plano de ensino da disciplina.  Devendo assistir e participar de aulas ministradas pelo professor e destinar um horário específico para atendimento de dúvidas quanto à formatação de trabalhos e outros tópicos relacionados à disciplina no LTI.

No primeiro semestre, as aulas são ministradas todas as segundas-feiras e os atendimentos no laboratório serão  em horário a combinar com os alunos matriculados na disciplina, durante o primeiro semestre.  Ainda não há previsão de horários no segundo semestre.

INSCRIÇÕES

Os alunos interessados deverão enviar sua inscrição para entrevista por e-mail para o seguinte endereço: bibliotecasescolaresfurg@gmail.com

devem colocar no assunto:  seleção monitoria prática e Bibliotecas Escolares

Nome:

Número de matrícula:

Número de telefone:

Já cursou a disciplina de bibliotecas escolares?

Experiências de estágio/trabalhos anteriores:

Por que gostaria de trabalhar como monitor?

Disponibilidade de horário:

Projeto Biblioteca da escola: ativar! Seleciona estudantes de Biblioteconomia matriculados a partir do 3º semestre.

Inscrições até dia 08/06/2018, por e-mail.

Sobre o projeto:

A proposta surge de uma demanda de escolas públicas da cidade do Rio Grande ao Curso de Biblioteconomia no que diz respeito ao apoio para realização de atividades nas suas bibliotecas escolares. Também alia-se à necessidade de os alunos poderem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, tem por objetivo a realização de atividades de consultoria para organização de bibliotecas escolares, oficinas de incentivo à utilização da mesma e dinâmicas de ativação da biblioteca. Os acadêmicos do curso de Biblioteconomia, bem como as comunidades escolares envolvidas terão a oportunidade de vivenciar a biblioteca como espaço de criação e compartilhamento de experiências e produção cultural. Dessa forma, nessas bibliotecas, propõe-se o acontecimento de vivências que auxiliam a formação de crianças leitoras, além de futuros profissionais bibliotecários mais experientes e praticantes de ações extensionistas.

Coordenação do Projeto: profa. Dra. Renata Gonçalves

Atribuições do bolsista:

Sob a supervisão de professores e bibliotecários, os bolsistas realizarão atividades de consultoria para organização de bibliotecas escolares, oficinas de incentivo à utilização das fontes de informação, bem como dinâmicas de ativação da biblioteca.

A princípio, o projeto conta com 01 bolsa EPEC. Também estão sendo selecionados alunos voluntários.

INSCRIÇÕES

Os alunos interessados deverão enviar sua inscrição para entrevista por e-mail para o seguinte endereço: bibliotecasescolaresfurg@gmail.com

devem colocar no assunto:  seleção bolsa biblioteca da escola: ativar!

E no texto:

Nome:

Número de matrícula:

Número de telefone:

Já cursou a disciplina de bibliotecas escolares?

Experiências de estágio/trabalhos anteriores:

Por que gostaria de trabalhar nesse projeto?

Disponibilidade de horário:

A Bibliotheca Pública Pelotense seleciona estagiário do curso de Biblioteconomia.

De segunda a sexta-feira das 14h às 18h.

Requisitos:  estar matriculado no 3º ou 4º ano do curso e/ou ter conhecimentos de CDD, Cutter e CCAA2.

A bolsa será no valor de R$ 500,00.

Para estudantes de Pelotas será fornecida passagem municipal.

Para passagem intermunicipal ainda não há garantia.

Os interessados devem enviar currículo para a Bibliotecária Carla Michele Rodrigues pelo e-mail: carla.michelle@hotmail.com

Para mais informações podem entrar em contato pelo Telefone da BPP 53 32223856 – das 9h às 18h.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares são propostas e realizadas pelos educandos, sob a responsabilidade de um orientador.

Constituem atividades complementares: cursos, participação em entidades de classe, apresentação de trabalhos em eventos científicos (como seminários, congressos, colóquios etc.), atividades de monitoria, bolsas de pesquisa e extensão, estágios não obrigatórios, entre outras.

Para solicitação de reconhecimento das horas complementares, o aluno deverá requerer ao ICHI, através de processo aberto via Sistema Acadêmico, o reconhecimento de horas complementares. No Sistema Acadêmico, em Solicitações de Atividades Complementares, deverá anexar as cópias digitais de todos os comprovantes (certificados, declarações, atestados, etc.) de realização das atividades complementares, os quais serão analisados pela Secretaria Acadêmica do ICHI, com base no PPC e na Planilha para registro das Atividades Complementares.

Alunos ingressantes até o ano de 2022 - QSL 180221
Norma - Link