Ontem (13/11), a bibliotecária Sônia Zanotto ministrou curso sobre o uso do software Bibexcel, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O evento, que aconteceu no Laboratório do FID, foi promovido pelo GEMCI – Grupo de Estudos Métricos em Ciência da Informação.

Sônia Zanotto é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS e bibliotecária do IBGE, tendo ampla experiência no uso do BibExcel. Recentemente, Zanotto publicou artigo no Scientometrics, periódico internacional de maio reconhecimento na área dos estudos métricos, na qual foram analisados dados de diferentes áreas do conhecimento em 217 países.

Além dos integrantes do GEMCI, também participaram do curso professores e alunos do Curso de Biblioteconomia e da Ciência da Computação, consolidando assim a parceria entre o GEMCI e Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Informações, coordenado pelo professor Eduardo Nunes Borges, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG.

O Bibexcel é uma ferramenta reconhecida para a realização de análises de dados bibliográficos, oferecendo funções que auxiliam nos estudos sobre a mensuração de atividades científicas, tais como, análises de citações, produtividade acadêmica e redes de coautoria e colaboração.

A foto mostra Sônia Zanotto (direita) e alguns dos participantes do curso.