Detalhes da disciplina
– Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Humanas e da Informação
– Caráter: Obrigatória
– Duração: Semestral
– Carga horária: 45 horas (54 aulas)
– Créditos: 3
– Pré-requisitos: não há

Ementa
– Princípios e Fundamentos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação: história, ciências afins, natureza, função e terminologia. Ensino no Brasil. Formas e suportes da informação e do conhecimento. Estrutura processos e serviços em unidades de informação. Técnicas bibliotecárias. Aspectos profissionais e legais.

Bibliografia básica
– CARVALHO, J.Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo. Olinda: Livro rápido, 2010.
– FONSECA, E. N. da.Introdução à Biblioteconomia. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
– ORTEGA, C. D. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.DataGramaZero– Revista de Ciência da Informação, v.5, n.5, out. 2004. Disponível em: <http://dgz.org.br/out04/Art_03.htm&gt;. Acesso em: 14 jan. 2011.
– ORTEGA Y GASSET, J.Missão do bibliotecário. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
– LE COADIC, Y.-F.A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1996. 119p.
– RANGANATHAN, S. R.As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.
– ROBREDO, J.Documentação de hoje e de amanhã: uma abordagem revisitada e contemporânea da Ciência da Informação e de suas aplicações biblioteconômicas, documentárias, arquivísticas e museológicas. 4.ed. ver. e ampl. Brasília: [Autor], 2005.
– SHERA, J. H. Sobre biblioteconomia, documentação e ciência da informação. In: GOMES, H. E. (Org.).Ciência da Informação ou Informática?Rio de Janeiro: Calunga, 1980. p.91-105.
– SMIT, J.O que é documentação. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Primeiros passos, v.174).
– VALENTIM, Marta Lígia (Org.).Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. (Palavra-Chave, 13)