Laboratório de Editoração Eletrônica e Repositórios - LABER

O Laboratório de Editoração Eletrônica e Repositórios – LABER está localizado no segundo pavimento do prédio do ICHI e conta com o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Extensão e Cultura (PROEXC) da FURG. Seu objetivo é dar apoio aos editores de periódicos da instituição, bem como aos processos de manutenção do Repositório Institucional (RI FURG).

Possui 6 computadores conectados à Internet, por meio dos quais estudantes e professores atuam na gestão do Portal de Periódicos Científicos da FURG, usando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), ferramenta para gestão de revistas. O DSPACE é a plataforma para criação e manutenção de repositórios utilizadas para gestão do Repositório Institucional (RI FURG).

No LABER são realizadas oficinas de Open Journal System (OJS); aulas com grupos pequenos, tanto do Curso de Biblioteconomia quanto de outros cursos da Universidade; reuniões do grupo de pesquisa CITEG; bem como são desenvolvidas atividades de depósito, revisão e gestão do RI FURG.