Anualmente, a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) promove concurso que premia os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia, de todas as regiões do Brasil. No último domingo, 16, o TCC defendido pelo aluno Magnum de Oliveira e orientado pela professora Fatima Maia, do curso de Biblioteconomia da FURG, foi o primeiro colocado da região sul.

O trabalho intitulado "Idade das citações na área das ciências sociais: um estudo cientométrico a partir dos periódicos do Rio Grande do Sul", defendido em 2017, investigou as características das citações em uma área pouco explorada nos estudos sobre comunicação científica, isto é, as ciências sociais (antropologia, ciência política e sociologia). Os resultados mostraram que os pesquisadores da área costumam apoiar seus trabalhos na literatura mais recente (média de três anos). Além disso, verificou que a decrescência das citações acontece aos 10 anos, resultado diferente dos cinco anos apontado na maioria dos estudos cientométricos sobre idade de citações. O trabalho também revelou que a área das ciências sociais do Rio Grande do Sul tem influência destacada do pensamento francês, pois Pierre Bourdieu e Michel Foucault foram os autores mais citados. Entre os brasileiros destacaram-se Cornélia Eckert e Pedro Ignácio Schmitz.

Para conferir o trabalho na íntegra, basta acessar o Repositório da FURG.

Esta é  a segunda vez que a FURG recebe o prêmio no concurso da ABECIN. Em 2014 a aluna Natália Bermudez Godinho, orientada pelo professor Rodrigo Aquino de Carvalho, também foi contemplada com o primeiro lugar da região sul.

A coordenadora Angélica Miranda acredita que este reconhecimento é um grande incentivo aos alunos do curso de Biblioteconomia, destacando também, a importância da universidade manter o esforço de divulgar sua produção técnico-científica e cultural no Repositório Institucional. Salienta ainda que estudos têm mostrado que trabalhos depositados em repositórios digitais de acesso aberto são mais citados na literatura e aproveitou para informar que hoje todos os cursos de graduação podem depositar seus TCC's no RI FURG. O curso de biblioteconomia foi o primeiro, seguido dos cursos de Economia, Administração, Geografia e Direito.